Dieta, mentiras e verdades para quem quer emagrecer

Dieta, mentiras e verdades para quem quer emagrecer
 
 
 Diante de tantas dietas que vemos prometendo emagrecer de modo rápido, sempre ficamos na dúvida de qual fazer, já que as opções são muitas para chegar ao peso ideal e ao corpo dos sonhos é melhor pesquizar sobre qual delas é mais verdadeira rsrs e na verdade o que é mito ou verdade sobre muita coisa.
 
 
Confira agora o que é mentira e verdade sobre dieta, segundo especialistas no assunto:
 
1.
Ficar em jejum é penoso, mas emagrece
Mentira:
Quando a pessoa fica em jejum, o corpo não identifica se é intencional ou não. Por isso, ele acaba economizando energia, para nos manter vivos.

2. Beber água durante as refeições engorda
Mentira:
Um copo ajuda a deglutição e lubrificação dos alimentos, facilitando a digestão. Beber mais que um copo não engorda, mas atrapalha, pois dilui as enzimas e o sulco gástrico. As bebidas adoçadas é que aumenta o valor calórico de uma refeição.

3. Chá verde ajuda na perda de peso!
Verdade:
Por possuir cafeína e catequinas, ele acelera o metabolismo e atua na diminuição de gordura corporal. Ajudando no processo de desintoxicação do organismo, por ter substâncias antioxidantes.

4. Bebidas isotônicas engordam
Depende:
As bebidas esportivas são feitas para quem pratica atividade física. O objetivo é repor o que foi perdido no suor. Ela não engorda se usada por quem pratica exercícios.

5. Dietas vegetarianas, uma hora ou outra, levarão à anemia
Mito:
Para ter uma alimentação saudável não é preciso comer carnes. Pois, é possível encontrar todos os nutrientes que o corpo precisa em outros alimentos.

6. Comer e assistir televisão engorda
Verdade:
Se a pessoa se alimentar prestando atenção em outras coisas, acaba não percebendo o que está comendo e passa do ponto. O ideal é fazer as refeições em local tranqüilo.

7. Maionese? Nem pensar!
Mito:
Prefira a light. Em média, a maionese tem 30 calorias por colher de sopa, contra 90 do azeite.

8. Tomar pílula anticoncepcional engorda
Mito:
O que pode acontecer é que esse medicamento pode fazer com que a mulher retenha líquidos, o que causa inchaço. Mas não influencia em nada no acúmulo de gordura.

9. Abdominais ajudam a eliminar a barriga
Mito:
Este exercício fortalece a musculatura do abdome, mas não ajuda a eliminar a gordura localizada.

10. Abacate é calórico
Verdade:
Quando comparado com outra fruta, sim, por causa do seu alto teor de gordura. Ele tem cerca de 162 calorias (100g), o dobro da manga, duas vezes e meia o da maçã ou do abacaxi.

11. Não é bom misturar frutas com alimentos salgados ou carboidratos com proteínas.
Mito:
A natureza é sábia e os próprios alimentos naturais já contêm essas misturas. O feijão, a soja e a quinoa, tem carboidratos e proteínas.

12. Refrigerantes diet e light estão liberados
Mito:
Eles não possuem calorias, nem nutrientes. O corpo, com ajuda do fígado, precisa expulsar substâncias como poluição, produtos de limpeza e alimentos industrializados. Os excessos sobrecarregam o fígado e causam doenças.

13. Vitamina engorda
Mito:
As vitaminas não fazem com que a pessoa aumente o peso. As vitaminas abrem o apetite.

14. É preciso comer mais vegetais
Verdade:
Além de serem saudáveis e pouco calóricos, eles ocupam um bom espaço no prato por serem volumosos, e isso ajuda a não exagerar no restante

15. Obesos, ao menos, estão bem nutridos
Mito:
Foi provado que muitos obesos são desnutridos, pois não se alimentam de maneira adequada. Não adianta comer demais, se o que você consome não é saudável.

16. Salada pode ser muito calórica
Verdade: Conforme o molho ou tempero, você acrescenta calorias demais ao prato. O ideal é usar shoyu, limão, vinagre, aceto e molhos light. E não exagere no azeite, que é saudável, mas engorda.

17. Pular uma refeição por dia economiza boas calorias
Mito:
O ideal é comer cada três horas, para manter os níveis de glicemia. O que ajuda a evitamos o estresse do jejum (que poupa energia e impede o emagrecimento) e evita a fome exacerbada na próxima refeição.

18. Cenoura com casca ajuda a emagrecer
Verdade:
As fibras contidas na casca prolongam a sensação de saciedade. Por isso, esse alimento deve estar presente no prato de quem está de dieta.

19. Tomar vinagre antes das refeições ajuda a não engordar
Mito:
Não faz efeito nenhum e as pessoas que tem esse hábito pode acabar desenvolvendo uma úlcera.

20. Comer banana diminui a cãibra na hora de malhar
Verdade:
Há vários motivos para o aparecimento da cãibra, um deles é a falta de potássio. Visto que a banana é rica neste mineral, auxilia na diminuição da dor.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Jeisinha disse...

Oi flor adorei o post, beijinhos e boa semana!

Flá BH disse...

Muita gente inicia uma dieta sem saber esses detalhes e faz pelo menos alguma coisa errada né!!!

Boas dicas

Beijos

Nine Ferreti disse...

Guria, eu sou a rainha dos erros!

Meu maior pecado é o jejum! Canso de ficar o dia todo sem comer e comer um sandubinha de noite! Pior é que as vezes eu ando esquecendo de comer mesmo. Não é nem por mal!

Este é um post de utilidade pública! Deveríamos imprimir e colocar em local bem visível pra não correr o risco de erra! Vou fazer isso mesmo.. e mais uma cópia na porta da geladeira!

Bjkas e ótima semana!

Thati Machado disse...

Pois é meninas eu tambem achei muito interessante, essas dicas e resolvi compartilhar com vocês, fico feliz que tenham gostado...

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho, seu comentário é importante para mim!