Filtro Solar

Use Filtro Solar

 A importancia do filtro solar para pele
O protetor ou filtro solar é uma loção cremosa que tem como objetivo proteger a pele dos raios ultravioleta. Esses raios são prejudiciais a pele, pois provocam envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o Câncer.

As marcas brasileiras responsáveis por esses produtos apresentam uma indicação sobre o FPS que varia de 2 a 60. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, os responsáveis por queimar a pele. A pele quando exposta ao sol demora um certo tempo para ficar avermelhada, o número indicado no FPS representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida comparada a pele sem o uso de filtro solar. Por exemplo, um produto com FPS 30 protegerá a pele por um tempo 30 vezes superior a pele desprotegida. Porém, para que esse efeito seja atingido, é necessário que a quantidade aplicada do produto seja de no mínimo 2mg por centímetro quadrado de pele, do contrário, especialistas apontam que a proteção não chega nem a metade da indicada pela FPS.

Alguns cuidados devem ser lembrados para maximizar os efeitos desse importante produto.  Independente do estado climático (dias ensolarados, chuvosos ou nublados), o uso do protetor solar deve ser o mesmo, pois as nuvens não são capazes de reter os raios ultravioleta. Outro fato importante contradiz o que algumas marcas veiculam em suas propagandas, a maioria dos pesquisadores afirma que após um mergulho em piscina ou no mar, cerca de 70% dos efeitos protetores são perdidos. Além do contato com a água, devemos nos atentar ao contato mecânico, que também remove o filtro solar da pele. Ou seja, quando a pessoa toma sol deitada na areia ou em outra superfície, grande parte do creme é removido da pele e quando isso acontece uma nova aplicação deve ser feita sobre a pele.

O último cuidado importante diz respeito sobre a forma de passar o filtro solar. Geralmente não é possível passar o protetor de forma eficaz sobre as próprias costas em razão da dificuldade de alcançar algumas regiões. Nesses casos e também em pessoas com reduzida mobilidade articular o auxílio de uma pessoa próxima pode solucionar o problema. 

Aprenda a escolher o filtro solar ideal para o seu tipo de pele
 Especialistas indicam as melhores opções para peles oleosas, mistas, morenas, sensíveis e maduras.
No inverno ou no verão, o filtro solar é item indispensável para manter a pele bonita e o protegida do foto-envelhecimento. Mas você já acertou na escolha do produto? Desistiu de usar porque apareceu muita espinha ou a pele ficou ressecada?
 
O fato é que cada tipo de pele tem um produto específico com formulação e textura próprias para não desequilibrar o controle de oleosidade da pele. A revista ESTILO preparou um guia com sugestões dos especialistas para cada caso e a opinião das estrelas sobre o assunto.
 
 Oleosa ou mista


O que procurar: fluidos ou géis à base de água que tenham textura leve – eles são os que têm menos chances de obstruir os poros e deixar a pele brilhando. “Algumas fórmulas mais modernas apresentam ainda ativos que ajudam a controlar o excesso de oleosidade e de brilho”, explica a dermatologista Ane Beatriz Niwa, de São Paulo.

Morena ou negra

O que procurar: Sprays, géis ou fluidos à base de filtros químicos, como é o caso da avobenzona e do mexoryl. Ao contrário dos filtros físicos – como o dióxido de titânio –, que criam um filme esbranquiçado e artificial quando aplicados na pele escura, esses ativos são completamente transparentes, garantindo proteção sem deixar rastros.

Sensível

O que procurar: produtos que contenham só filtros físicos – eles formam uma barreira eficientíssima, porém interagem de forma mínima com a pele. Os disponíveis são o dióxido de titânio e o óxido de zinco. “Para as muito claras, optar por um FPS alto faz toda a diferença”, complementa o dermatologista Alexandre Filippo, do Rio de Janeiro.

Madura

O que procurar: loções e cremes hidratantes, com FPS alto e ativos que ajudam a prevenir e a minimizar os sinais da idade, caso do extrato de café, do chá verde, do licopeno e das vitaminas A, C e E. O extrato de soja pode auxiliar quem já está sofrendo com manchas de origem solar. Ele ajuda a clareá-las, uniformizando a coloração da pele.


Bem meninas vou indo, cuide sempre da sua pele para não ficar, como um pimentão rsrs. Beijos !

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cuidados com a pele.

Máscaras Faciais


Toda mulher sonha com pele linda, sedosa e macia. Uma pele perfeita livre de manchas, cravos ou espinhas e para isso é muito importante tratar da saúde e manter cuidados diários com a pele para manter uma pele jovem, luminosa e saudável. Você consegue esses resultados mantendo um rápido ritual de limpeza diária.

O passo a passo da limpeza de pele (fique linda em 30 minutos)



 E não é preciso nem ir a uma esteticista (onde o tratamento sai, em média, por R$ 60). Dá para fazer tudo em casa, bem barato e fácil aprenda aqui no Elas e + um pouco o passo a passo de uma limpeza de pele caseira fácil e eficiente.

Passo 1
Borrife na face a loção tônica indicada para seu tipo de pele. Remova os resíduos do líquido com algodão.

Passo 2
Prepare a sauna facial. Coloque a cabeça sobre a vasilha e cubra com uma toalha. Fique a pelo menos 45 cm de distância da água por 2 a 5 minutos. Tenha cuidado para não se queimar.

Passo 3
Remova as células mortas com o esfoliante: passe-o em todo o rosto, com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares por 3 a 5 minutos. Atenção: quem tem pele oleosa e com acne deve fazer por, no máximo, 1 minuto. O excesso pode estimular a produção de sebo. Depois, enxágüe bem.

Passo 4
Aplique a máscara específica para seu tipo de pele. Deixe agir por 15 minutos.

Passo 5
Enxágüe com água e complete a limpeza com algodão umedecido em loção tônica.

Passo 6
Finalize com um hidratante indicado para o seu tipo de pele com, no mínimo, FPS 15.

Prontinho,agora você já esta com a pele limpa ,hidratada e protegida para o seu dia ,não esqueça de cuidar sempre de sua pele com produtos de boa qualidade ela certamente irá agradecer esse carinho !


Máscaras faciais

Máscaras Faciais são tratamentos  estéticos que nutrem e tratam a pele do rosto e promovem resultados imediatos! Você pode usar máscaras faciais para ajudar a combater a acne, hidratar profundamente ou até mesmo para preparar a pele para uma festa ou ocasião importante. É importante que antes de fazer qualquer máscara você limpe bem sua pele, prenda os cabelos de forma que eles não entrem em contato com as misturas e prepare um lugar tranquilo onde você possa ficar repousando enquanto o tempo de ação da máscara passa.

Use apenas 1/2 mamão papaia sem casca nem sementes, amasse o mamão até formar uma pasta, aplique no rosto e pescoço fazendo movimentos circulares, deixe por vinte minutos e lava com água morna seguida de água fria.

*Máscara Firmadora:
Misture 1 ovo, 1 colher de sopa de leite e 1 colher de cha de mel, bata bem e aplique no rosto todo, espere secar e enxágue com água morna.

Máscara Anti-acne:
Lave o rosto com sabonete líquido de calêndula, faça uma pasta com 1 colhere de sopa de fubá, 2 gotas de tintura de arnica w 4 colheres de sopa de água ou chá de sua preferência, deixar por 15 minutos e remover com água morna em abundância seguida de água fria.

Máscara de Mel:
Aqueça no banho maria 1 colher de sopa de mel, 1 colher de chá de germen de trigo e 1 colher de café de leite desnatado, espere esfriar um pouco, quando a temperatura estiver do seu gosto aplique a mistura na pele, deixe até esfriar, retire com água morna seguida de água gelada.

Máscara de Suspiro:
Bata a clara de um ovo em neve com 1 colher de chá de suco de limão, aplique a mistura sobre as áreas com rugas, deixe 10 minutos, enxágue com água morna e aplique a máscara no rosto todo por mais 10 minutos, enxáque e hidrate como de costume. Peles secas substituam o limão por 2 gotas de óleo mineral.

*A Máscara Firmadora é ideal para fazer no dia de uma festa ou ocasião especial…


Máscara para pele oleosa

A pele oleosa é o tipo mais comum entre as brasileiras e mesmo sendo tão comum costuma ser a mais difícil de tratar, porque a maioria das pessoas acha que por ter muito óleo na pele não é necessário hidratar, aí que mora o perigo, a pele oleósa precisa de hidratação sim! As máscaras para pele oleosa costumam ter ação astringente, e redução da oleosidade, mas todas elas de certa forma também são hidratantes.
É importante lembrar que a pele oleosa com acne não deve ser esfoliada ou esfregada, caso seja, a área afetada vai ficando cada vez maior, CUIDADO!

Máscara Esfoliante e Hidratante:
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Suco de 1/2 limão
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de aveia
Misture todos os ingrediente e aplique na pele limpa fazendo movimentos circulares por 1 minuto, depois deixe a mistura descansar na pele por 10 minutos, enxágue e enxugue, se sentir a pele esticar demais aplique um hidratante em gel.

Máscara Nutritiva:
    * 1 colher de sopa de germen de trigo
    * 1 colher de sopa de iogurte natural
Misturar e aplicar na pele limpa, deixar por 15 minutos e enxaguar com água morna.

Máscara Anti-oleosidade:
    * 2 tomatel
    * 1colher de café de suco de limão
Pelar e tirar as sementes dos tomates, seque-os bem e passe no processador ou pilão junto com o limão, aplicar na pele limpa fazendo movimentos circulares por 1 minuto, enxaguar em seguida com água gelada. Não faça se sua pele for muito sensível.

Máscara de Argila:
1 colher de sopa de argila medicinal
3 colheres de sopa de chá de camomila
2 gotas de tintura mãe de calêndula
Misture tudo, se precisar coloque mais chá para amolecer ou argila para endurecer, aplique no rosto limpo e deixe por 10 minutos ou até secar, lave com água morna, seque e hidrate como de costume.
Eu uso a argila branca, mas existem várias cores e diferentes propriedades, costumo usar essa máscara depois que faço uma limpeza de pele.


Máscaras para pele seca


Máscara Hidratante:
    * 1 banana
    * 1/2 abacate
    * 1 colher de chá de aveia
    * 1 colher de sopa de leite integral ou iogurte natural
Amasse a banana e o abacate junto com a aveia até ficar com textura de pasta, aplique na pele limpa com água ou creme de limpeza, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna, aplique o leite integral em temperatura ambiente com os dedos e faça movimentos leves e circulares, enxágue e hidrate com o produto de sua preferência.

Máscara anti-rugas:
    * 1 ovo
    * 1 colher de azeite de oliva
Separe a clara da gema, misture a gema ao azeite e bata bem, aplique essa mistura no rosto todo principalmente nas áreas onde podem surgir rugas ou onde elas já existam, deixe por 10 minutos e enxágue com água morna, em seguida bata a clara em neve e aplique no rosto por mais 15 minutos, enxágue e hidrate com o produdo que você preferir.

Máscara Ativadora:
1 colher de mel
30 folhinhas de hortelã (ativa a circulação do sangue)
1 colher de chá de aveia em flocos finos
Triture a hortelã em um processador ou pilão e junte o mel e a aveia, aplique na pele limpa por 20 minutos e enxágue com água fria, hidrate como de costume.


Máscara para pele normal

Nada como uma boa máscara  facial para nutrir a sua pele com ingredientes naturais e saudáveis, hoje você vai aprender a fazer uma máscara super fácil ideal para pele normal , que ajuda a relaxar e nutrir a face.

Máscara caseira facial para pele normal:

Ingredientes:
. 2 cenouras médias
. Gaze
Modo de fazer:
Cozinhe as cenouras com a casca e tudo. Amasse-as e coloque entre as compressas de gaze. Aplique sem tocar nas narinas e nas pálpebras. Quando esfriar, enxágue o rosto com água morna.

Máscara Suavizadora 
de Olheiras 
 
O maracujá é conhecido por suas propriedades calmantes, nessa máscara facial o papel dele não é somente suavizar as olheiras, é também criar uma situação relaxante para que você diminua o ritmo do dia-a-dia e se sinta revigorada!
Aplique essa máscara antes de ir para a cama e durma melhor, assim além de tratar as olheiras você elimina uma de suas causas que é a noite de sono ruim.
Observe sempre sua a área dos olhos, faça essa máscara sempre que sentir a área dos olhos escurecida.

Receita da máscara para suavisar as olheiras
Suco de dois maracujás pequenos
3 colheres de sopa de açúcar refinado

Misture os ingredientes e aplique sobre a pele limpa deixando agir por 30 minutos, retire com água fria. Se preferir embeba dois algodões com o suco dos maracujás e coloque apenas sobre os olhos, deixe o mesmo tempo e lave com água gelada.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Uma semana de blog !

Meu blog está engatinhando!

Hoje meu blog está completando uma semana, obrigada meninas pelas visitas e pelo carinho.
Sejam sempre bem vindas!


Obrigado


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Caderno de Receitas !

 Caderno de receitas





Hoje estreie no blog o meu caderno de receitas, postei muitas receitas que eu já tinha feito com fotos, todas são testadas e aprovadas por mim.
Eu sempre gostei muito de cozinhar, então comecei a fotografar as receitas que fazia para compartilhar com amigas da net, fiquem avontade para pegar as receitas pois são todas fáceis de fazer, e super práticas, assim que for fazendo novos pratos vou postando as receitas.
Beijos doces a todas! 




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Dor necessária de toda mulher !

Depilação com cera !

Toda mulher sempre sofre com esse tipo de depilação, mas ela ainda é o método mais procurado pelas mulheres, pois a cera quente abre os poros e arranca os fios pela raiz, deixando a pele lisinha com duração de 20 dias, e cada vez mais vai deixando os pelos mais finos. O melhor de tudo não causa  terríveis alergias  que a gilete provoca deixando a pele cheia de bolinhas e marcadas, eu mesma tenho alergia a gilete, além disso com a cera é possivel depilar todas as partes do corpo de uma só vez e o melhor com um custo que cabe em qualquer bolso.

A depilação pode ser feita em casa, existem muitas receitas de cera caseira com um custo baixíssimo, que promete o mesmo resultado das ceras compradas prontas, basta ter paciencia para fazer, já que não são nem um bicho de 7 cabeças.
As ceras feitas em casa, podem ser aplicadas com a mão, papel selofane, ou folhas plásticas próprias para isso e podem ser derretidas em banho maria.
Assim que escolher o lugar que irá depilar, desinfete o local com algodão e alcool, para evitar infecções. É indispensável secar bem o local antes da depilação.



Algumas receitas de cera caseira!


Cera quente.

Você vai precisar de:

* 1 kg de açúcar
* suco de 1 limão
* 1 xícara de água

Modo de preparar:

Coloque os ingredientes em uma panela e cozinhe até ficar em ponto de bala puxa-puxa, o grande segredo é acertar o ponto. Deixe esfriar até a mistura ficar morna. Antes de aplicá-la, verifique com o dedo se ela não está quente demais. Use uma espátula para aplicar sobre os pêlos e espere esfriar até que dê para puxar e arrancar os pêlos.
Para manter a temperatura ideal, esquente em banho-maria.

Receitas Cera caseira para depilação com maracujá

Ingredientes

4 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de cenoura coado
2 xícaras (chá) de suco de maracujá coado
1 colher (sobremesa) de fubá
1 xícara (café) de água

Preparo

Leve ao fogo o açúcar, o suco de cenoura e o suco de maracujá, deixando ferver por 40 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Antes de depilar faça uma leve esfoliação (com fubá e água) na área a ser depilada.
Lave, enxugue muito bem a pele e aplique a cera em tiras em um pedaço de pano de algodão. Puxe a cera no sentido contrário do crescimento dos pêlos.
Após a aplicação, lave, seque e aplique um hidratante.
A cenoura contém betacaroteno (pró-vitamina A) que ajuda a pele a ter um bronzeado mais uniforme e mantê-lo por mais tempo.

Receita para depilação :açúcar e vinagre

Ingredientes:

500 gramas de açucar
250ml de vinagre

Modo de fazer:

Coloque em uma panela, leve ao fogo até formar uma consistência tipo calda em ponto de fio. Espere esfriar um pouco (não deixe esfriar muito, pois a temperatura quente da cera provoca uma dilatação dos poros facilitando a retirada dos pêlos) e passe nas áreas onde você quer se depilar.
Cuidado para não se queimar!


Outra receita:

Material

-cera em barra , para derreter
-1 espátula e luvas cirúrgica ( dói menos)
-1 recipiente ( pode ser uma lata vazia de nescau ou leite ninho)

Modo de fazer

Retire o plástico que envolve a barra de cera; quebre-a com um martelo em pedaços pequenos e coloque os pedaços na lata de nescau ou leite ninho,vazias.Ponha a lata em banho-maria para derreter a cera.Rapidinho ela fica líquida.
Espere esfriar um pouco até ficar pastosa , faça o teste de temperatura, colocando um pouco de cera no pulso.Ela deve estar morna.

Aplicação da cera fria

Na hora da aplicação, o ideal é você colocar a cera por partes, no sentido que estão os pelos;depois puxe-as , começando pelas beiradas ,no sentido contrário aos pelos.
É bem eficiente
Nota: Não deixe a cera secar muito, antes de puxá-la, senão fica difícil de tirar.Não arranque a cera ,puxando-a para cima.

*A depilação com cera é o melhor metodo em termos de custo x benefício. Neste caso, os pêlos demoram mais a crescer e se usado com freqüência, tendem a enfraquecer. É necessário que seja feito com uma pessoa experiente, pois, na maioria das vezes é um pouco dolorido.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

É das gordinhas que eles gostam mais !

Mulheres com curvas!

Mulheres com curvas, pernas grossas, seios fartos, bumbum grande, tipo a mulher violão fazem a cabeça da maioria dos homens, muitas vezes nós gordinhas ficamos tão preocupadas com a nossa aparência, claro que isso é muito importante e fundamental. Mas colocamos tantas caraminholas na nossa cabeça por causa dessas propagandas avassaladoras a favor da magreza incondiconal, que nos tormamos mulheres inseguras e infelizes por causa do exesso de peso. 
Claro que é muito bom emagrecer e se livrar de uns kilos extras, mas tudo tambem em prol da saúde e não só da estética. Leio sempre sobre meninas jovens que acabam morrendo por causa da bulimia, isso é o que a mídia faz com a cabeça das jovens meninas que sonham com uma carreira de modelo e acabam no caixão.
 Por isso sim que temos que nos aceitar e nos amar como somos, por que só assim seremos, lindas, sexy e poderosas. Não é a toa que os homens gostam de carnes e não de ossos rsrsrs. 

Apesar de se torturarem sob a mania de magreza, as mulheres mal sabem que o gosto masculino nunca abandonou o simbolo de fertilidade. Desde tempos imemoriais, os homens pressentem que a potência feminina pende aos quilinhos a mais.

Afinal, mesmo que mulheres esqueléticas sirvam muito bem para cabide de roupas escalafobéticas, está provado cientificamente que são as cheinhas que mais se prestam para a procriação e, por conseguinte, para proporcionar aos homens as delícias do amor num tom mais superlativo.

A propósito da preferência masculina pelo padrão estético contrário senso ao esqueletismo vendido como sinônimo de saúde, o termo “adoro gordinhas” é um dos mais buscados nas pesquisas feitas na Internet. Conclui-se daí que a preferência não é apenas da classe dos caminhoneiros, famosos por seu apetite voraz por formas bem fornidas, já que ela se estende ao resto dos grupos masculinos que inclui nerds, profissionais liberais, filósofos, sociólogos e mais tradicionalmente, os trabalhadores humildes e aqueles que tão somente vivem a vida que Deus lhes deu (ociosos & vagabundos).

Sentir atração por um padrão de beleza atávico herdado da idade das cavernas pode ser explicado racionalmente em termos hormonais. Transpondo a coisa ao axioma de Descartes, fica assim “tenho testosterona, logo gosto de gordinhas”. Isto porque o gosto masculino, sabendo-se que seja essencialmente emanado dos princípios básicos que diferenciam homem de mulher, não pode ser pasteurizado pela tendência andrógena que ditou os padrões estéticos padronizados na mídia.


 Assim, homem que é homem só o é em razão das taxas sobejantes de testosterona circulando no sangue, fato que o remete inevitavelmente ao seu ancestral das cavernas. Em outras palavras, homem que é homem, nunca deixará de agir como um troglodita, uma vez que continuamos a ser animados pelos mesmos fluídos bioquímicos que definiram os caracteres sexuais secundários dos nossos antepassados, mesmo os mais distantes.

Nota esclarecedora: o maior pesadelo das mulheres, além do sobrepeso, são as estrias e a celulite. Pois, elas nem desconfiam que homem que é homem até sente atração por mulheres que exibem tais temperos sensuais, que se observarmos bem, foram consagrados nos antigos amuletos da feminilidade e fertilidade.


Veja como o tiozinho se entorta na direção das beldades GG que desfilam pelo acampamento.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Cuide bem do seu coração!

Hipertenção arterial.


É muito importante cuidarmos do nosso caração, pois se ele parar já era.
Mês passado eu e meu marido levamos um susto, pois ele estava com pressão alta então mudei mais ainda nossos hábitos alimentares, troquei o sal comum por um sal ligth, tirei a carne vermelha do nosso cardápio, cosumo muito peito de frango no dia a dia então faço tudo na margarina Becel, o açúcar tambem troquei por um ligth e principalmente fazemos bastante exercícios físicos, temos que cuidar do nosso coração por que temos familiares hipertensos, o meu avô tem diabet e pressão alta então é mais um motivo para me cuidar. 

Segue algumas dicas para cuidar bem do seu mais precioso tezouro, o seu coração.


A Hipertensão Arterial, mais conhecida como “Pressão Alta”, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais (podem ocorrer em qualquer doença), como dores de cabeça, tonturas, mal estar...
É muito importante entender que quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida, visto que, na grande maioria das pessoas (95%), não se consegue descobrir sua causa.
De todos esses casos, felizmente, a grande maioria (90%) apresentará hipertensão leve, ou seja, fácil de controlar e tratar.

Diagnóstico da Hipertensão Arterial

O diagnóstico da hipertensão arterial é estabelecido pelo encontro de níveis tensionais acima dos limites superiores da normalidade (140/90 mmHg) quando a pressão arterial é determinada através de metodologia adequada e em condições apropriadas.



10 maneiras de evitar e controlar a pressão alta


A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso.

"Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números.


Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão.

1. Manutenção do peso ideal
- o sobrepeso aumenta dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. "Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , explica o cardiologista. Com um risco: as lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

2. Prática de atividade física
atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

3. Redução de sal
- o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

4. Evitar bebidas alcoólicas
o álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação .

5. Dieta saudável
gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros como filé mignon e músculo.

6. Medicamentos
se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

7. Cigarro
o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.

8. Estresse
- ele aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, acarretando a hipertensão e doenças do coração. Controle suas emoções e procure incluir atividades relaxantes na sua rotina.

9. Exames médicos
avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz.

10. Medir a pressão
no mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem fazer isso. A recomendação é da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que alerta para esse simples exame como uma forma de prevenir problemas mais sérios.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS