Filtro Solar

Use Filtro Solar

 A importancia do filtro solar para pele
O protetor ou filtro solar é uma loção cremosa que tem como objetivo proteger a pele dos raios ultravioleta. Esses raios são prejudiciais a pele, pois provocam envelhecimento precoce, manchas e, em casos mais graves, o Câncer.

As marcas brasileiras responsáveis por esses produtos apresentam uma indicação sobre o FPS que varia de 2 a 60. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, os responsáveis por queimar a pele. A pele quando exposta ao sol demora um certo tempo para ficar avermelhada, o número indicado no FPS representa o número de vezes que a pele permanecerá protegida comparada a pele sem o uso de filtro solar. Por exemplo, um produto com FPS 30 protegerá a pele por um tempo 30 vezes superior a pele desprotegida. Porém, para que esse efeito seja atingido, é necessário que a quantidade aplicada do produto seja de no mínimo 2mg por centímetro quadrado de pele, do contrário, especialistas apontam que a proteção não chega nem a metade da indicada pela FPS.

Alguns cuidados devem ser lembrados para maximizar os efeitos desse importante produto.  Independente do estado climático (dias ensolarados, chuvosos ou nublados), o uso do protetor solar deve ser o mesmo, pois as nuvens não são capazes de reter os raios ultravioleta. Outro fato importante contradiz o que algumas marcas veiculam em suas propagandas, a maioria dos pesquisadores afirma que após um mergulho em piscina ou no mar, cerca de 70% dos efeitos protetores são perdidos. Além do contato com a água, devemos nos atentar ao contato mecânico, que também remove o filtro solar da pele. Ou seja, quando a pessoa toma sol deitada na areia ou em outra superfície, grande parte do creme é removido da pele e quando isso acontece uma nova aplicação deve ser feita sobre a pele.

O último cuidado importante diz respeito sobre a forma de passar o filtro solar. Geralmente não é possível passar o protetor de forma eficaz sobre as próprias costas em razão da dificuldade de alcançar algumas regiões. Nesses casos e também em pessoas com reduzida mobilidade articular o auxílio de uma pessoa próxima pode solucionar o problema. 

Aprenda a escolher o filtro solar ideal para o seu tipo de pele
 Especialistas indicam as melhores opções para peles oleosas, mistas, morenas, sensíveis e maduras.
No inverno ou no verão, o filtro solar é item indispensável para manter a pele bonita e o protegida do foto-envelhecimento. Mas você já acertou na escolha do produto? Desistiu de usar porque apareceu muita espinha ou a pele ficou ressecada?
 
O fato é que cada tipo de pele tem um produto específico com formulação e textura próprias para não desequilibrar o controle de oleosidade da pele. A revista ESTILO preparou um guia com sugestões dos especialistas para cada caso e a opinião das estrelas sobre o assunto.
 
 Oleosa ou mista


O que procurar: fluidos ou géis à base de água que tenham textura leve – eles são os que têm menos chances de obstruir os poros e deixar a pele brilhando. “Algumas fórmulas mais modernas apresentam ainda ativos que ajudam a controlar o excesso de oleosidade e de brilho”, explica a dermatologista Ane Beatriz Niwa, de São Paulo.

Morena ou negra

O que procurar: Sprays, géis ou fluidos à base de filtros químicos, como é o caso da avobenzona e do mexoryl. Ao contrário dos filtros físicos – como o dióxido de titânio –, que criam um filme esbranquiçado e artificial quando aplicados na pele escura, esses ativos são completamente transparentes, garantindo proteção sem deixar rastros.

Sensível

O que procurar: produtos que contenham só filtros físicos – eles formam uma barreira eficientíssima, porém interagem de forma mínima com a pele. Os disponíveis são o dióxido de titânio e o óxido de zinco. “Para as muito claras, optar por um FPS alto faz toda a diferença”, complementa o dermatologista Alexandre Filippo, do Rio de Janeiro.

Madura

O que procurar: loções e cremes hidratantes, com FPS alto e ativos que ajudam a prevenir e a minimizar os sinais da idade, caso do extrato de café, do chá verde, do licopeno e das vitaminas A, C e E. O extrato de soja pode auxiliar quem já está sofrendo com manchas de origem solar. Ele ajuda a clareá-las, uniformizando a coloração da pele.


Bem meninas vou indo, cuide sempre da sua pele para não ficar, como um pimentão rsrs. Beijos !

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Mácia Lima disse...

Oi, thati adorei esse post sobre filtro solar, eu sou muito branca e uso o fator 30, mas tambem achei super legal essa matéria a respeito do filtro solar para cada tipo de pele, pois a minha é oleosa.
Beijos seu blog está lindo de mais!!!

Thati Machado disse...

Menina sabe que eu tambem sou muito branca e se eu pegar sol sem protetor eu fico parecendo aquele pimentão que postei no fim da matéria kkkkkk !
Obrigada pelos comentários!

Cris disse...

oi Thati, td bem?
AMEI seu blog menina!!! Vou correndo preparar uma mascara facial que vc postou. Quero estar lindona e radiante no próximo findi.
Tô te seguindo.
Beijinhos e obrigada pela visita!

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho, seu comentário é importante para mim!