Confira agora o que é mentira e verdade sobre dieta, segundo especialistas no assunto:
1. Ficar em jejum é penoso, mas emagrece
Mentira: Quando a pessoa fica em jejum, o corpo não identifica se é intencional ou não. Por isso, ele acaba economizando energia, para nos manter vivos.
2. Beber água durante as refeições engorda
Mentira: Um copo ajuda a deglutição e lubrificação dos alimentos, facilitando a digestão. Beber mais que um copo não engorda, mas atrapalha, pois dilui as enzimas e o sulco gástrico. As bebidas adoçadas é que aumenta o valor calórico de uma refeição.
3. Chá verde ajuda na perda de peso!
Verdade: Por possuir cafeína e catequinas, ele acelera o metabolismo e atua na diminuição de gordura corporal. Ajudando no processo de desintoxicação do organismo, por ter substâncias antioxidantes.
4. Bebidas isotônicas engordam
Depende: As bebidas esportivas são feitas para quem pratica atividade física. O objetivo é repor o que foi perdido no suor. Ela não engorda se usada por quem pratica exercícios.
5. Dietas vegetarianas, uma hora ou outra, levarão à anemia
Mito: Para ter uma alimentação saudável não é preciso comer carnes. Pois, é possível encontrar todos os nutrientes que o corpo precisa em outros alimentos.
6. Comer e assistir televisão engorda
Verdade: Se a pessoa se alimentar prestando atenção em outras coisas, acaba não percebendo o que está comendo e passa do ponto. O ideal é fazer as refeições em local tranqüilo.
7. Maionese? Nem pensar!
Mito: Prefira a light. Em média, a maionese tem 30 calorias por colher de sopa, contra 90 do azeite.
8. Tomar pílula anticoncepcional engorda
Mito: O que pode acontecer é que esse medicamento pode fazer com que a mulher retenha líquidos, o que causa inchaço. Mas não influencia em nada no acúmulo de gordura.
9. Abdominais ajudam a eliminar a barriga
Mito: Este exercício fortalece a musculatura do abdome, mas não ajuda a eliminar a gordura localizada.
10. Abacate é calórico
Verdade: Quando comparado com outra fruta, sim, por causa do seu alto teor de gordura. Ele tem cerca de 162 calorias (100g), o dobro da manga, duas vezes e meia o da maçã ou do abacaxi.
11. Não é bom misturar frutas com alimentos salgados ou carboidratos com proteínas.
Mito: A natureza é sábia e os próprios alimentos naturais já contêm essas misturas. O feijão, a soja e a quinoa, tem carboidratos e proteínas.
12. Refrigerantes diet e light estão liberados
Mito: Eles não possuem calorias, nem nutrientes. O corpo, com ajuda do fígado, precisa expulsar substâncias como poluição, produtos de limpeza e alimentos industrializados. Os excessos sobrecarregam o fígado e causam doenças.
13. Vitamina engorda
Mito: As vitaminas não fazem com que a pessoa aumente o peso. As vitaminas abrem o apetite.
14. É preciso comer mais vegetais
Verdade: Além de serem saudáveis e pouco calóricos, eles ocupam um bom espaço no prato por serem volumosos, e isso ajuda a não exagerar no restante
15. Obesos, ao menos, estão bem nutridos
Mito: Foi provado que muitos obesos são desnutridos, pois não se alimentam de maneira adequada. Não adianta comer demais, se o que você consome não é saudável.
16. Salada pode ser muito calórica
Verdade: Conforme o molho ou tempero, você acrescenta calorias demais ao prato. O ideal é usar shoyu, limão, vinagre, aceto e molhos light. E não exagere no azeite, que é saudável, mas engorda.
17. Pular uma refeição por dia economiza boas calorias
Mito: O ideal é comer cada três horas, para manter os níveis de glicemia. O que ajuda a evitamos o estresse do jejum (que poupa energia e impede o emagrecimento) e evita a fome exacerbada na próxima refeição.
18. Cenoura com casca ajuda a emagrecer
Verdade: As fibras contidas na casca prolongam a sensação de saciedade. Por isso, esse alimento deve estar presente no prato de quem está de dieta.
19. Tomar vinagre antes das refeições ajuda a não engordar
Mito: Não faz efeito nenhum e as pessoas que tem esse hábito pode acabar desenvolvendo uma úlcera.
20. Comer banana diminui a cãibra na hora de malhar
Verdade: Há vários motivos para o aparecimento da cãibra, um deles é a falta de potássio. Visto que a banana é rica neste mineral, auxilia na diminuição da dor.