Saladas que dão a força !!

Está na hora da salada!

Saladas que dão a força! 

Mas tem que comer todo santo dia. Estudos comprovam que, quanto mais você caprichar no mix de hortaliças nas principais refeições do dia, mais espertas ficam as defesas do seu corpo contra os intrusos que põem a saúde em risco.

Eu presciso começar a comer mais saladas, confesso que não sou muito fã das verdinhas, prefiro legumes e frutas, mas como elas fazem bem a saúde vou começar a comprar mais hortaliças.

Saúde

Saladas para a saúde
As saladas são alimentos constituidos , sobretudo de vegetais, de um ou mais componentes, podendo ser acrescidas de outros produtos, e que se comem frias.

As saladas formadas, preferencialmente, de vegetais, são indicadas para complementarem uma dieta geral, mas são sobretudo importantes em dietas para o tratamento da obesidade.

As folhas verdes e outros vegetais tem algumas qualidades que as tornam importantes nestas dietas: São pobres em calorias - podendo ser consumidas em quantidades suficientes para saciar o apetite sem que contribuam significantemente para o aumento do peso. São ricas em fibras, o que contribuem para a regularização do rítmo do funcionamento intestinal. Apresentam , em sua composição, vitaminas e sais minerais importantes para as funções do nosso organismo.

Abaixo seguem alguns exemplos:A vitamina A é encontrada, além de alguns alimentos de origem animal, em alimentos de origem vegetal. Os vegetais folhosos verde-escuros , vegetais e frutas amarelo-alaranjados possuem carotenóides que são convertidos em vitamina A pelo organismo.

Um dos alimentos mais nutritivos e que encontramos em abundância em qualquer tipo de dieta, é a cenoura. Esse vegetal cor-de-laranja contém uma forma de cálcio facilmente absorvida pelo corpo, além de ser uma fonte significante de fibras.Riquíssima em beta-caroteno, uma forma de vitamina A, a cenoura ajuda a proteger também contra o câncer e doenças do coração. A cenoura tem também a capacidade de reduzir os níveis de colesterol.

A chicória, agrião, alface, couve manteiga, escarola, folhas cruas de mostarda e salsinha, são exemplos de vegetais que contem vitamina A.

A vitamina E são sintetizadas apenas por plantas. Contém tal vitamina os vegetais folhosos e as ervilhas frescas.A vitamina K é encontrada em diversos vegetais tais como a alface, couve-flor, espinafre.A vitamina B1 ( tiamina ) também é encontrada em vegetais do tipo agrião, aspargo e mostarda.O ácido fólico sob a forma de folato é encontrado em alguns vegetais frescos de folhas verde-escuras, especialmente o brócolis, espinafre e aspargo.

O potássio está presente na alface crespa, espinafre e cenoura.O cálcio é encontrado em vegetais de folhas escuras, como couve, couve-manteiga, nabiça, folhas de mostarda e brócolis.O magnésio pode ser encontrado em vegetais folhosos .

ATENÇÃO: Os alimentos devem ser consumidos em proporções energéticas balanceadas. Dietas que eliminam, por completo o consumo de determinado grupo de nutrientes, podem levar à subnutrição e acarretar problemas de saúde. Deve haver um equilíbrio e, sempre, antes de iniciar uma dieta, consultar um profissional da área. Cada indivíduo tem uma necessidade específica. 















  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo carinho, seu comentário é importante para mim!